Jorge Viana e novo Comandante da PM falam de ação coordenada para combate à violência

E-mail Imprimir PDF

Em reunião com novo Comandante-Geral da Polícia Militar do Acre, senador compartilhou ideias para ajudar no combate à violência e prometeu intensificar, ainda mais, a luta por mudanças na legislação penal, que é da década de 40

O senador Jorge Viana (PT-AC) esteve reunido na manhã de quarta-feira (31) com o novo comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Kimpara. Jorge Viana, que tem passado o recesso parlamentar no Acre realizando agendas de trabalho, se disse chocado com a onda de violência no Brasil e levou ao coronel sugestões e apoio no combate à violência e ações do crime organizado no estado.

“Eu vim aqui para um encontro de trabalho. Também fiz uma audiência com o governador Tião Viana, que está fazendo de tudo para buscar soluções para o problema da segurança. Mas, aqui com o comandante, eu vim trazer sugestões e, ao mesmo tempo, me pôr à disposição. Já fui governador, enfrentamos momentos difíceis na área de segurança na época e conseguimos vencer. Eu deposito minha confiança de que o Kimpara possa unir e fortalecer a Polícia Militar do Acre, pela capacidade que ele tem. É hora de todos ajudarem, o momento é de extrema dificuldade”, declarou.

Sobre a violência, o senador foi enfático ao mencionar o embrutecimento da sociedade e a crise que o país e o mundo atravessam. Porém, lembrou que no Acre existe um outro complicador: “Nós moramos em uma área de fronteira e isso por si só já é um problemão! Chegando em Brasília vou visitar o ministro da Defesa, a direção da Polícia Federal, direção da Polícia Rodoviária Federal e pedir que eles possam efetivamente dar apoio às polícias locais - civil e militar. Se não tiver uma ação coordenada, nós vamos seguir tendo muita dificuldade para vencer essa onda de violência”, opinou o senador.

Recém empossado comandante da Polícia Militar do Acre, o coronel Kimpara agradeceu a visita e apoio do senador: “É muito importante a visita de um parlamentar com o senador Jorge Viana, pois o legislativo tem uma importância fundamental para nós. Além disso, ele trouxe sua experiência, de quem já foi governador. Por isso suas ideias e sugestões são muito bem aceitas por todos nós da Polícia Militar. Estamos ouvindo muito nosso governador, os ex-comandantes, os parlamentares e todos que podem nos ajudar no difícil embate que temos para melhorar a questão da segurança no nosso estado”.

Urgência para atualização do Código Penal

Durante a conversa, ambos falaram sobre as dificuldades impostas pelo Código Penal Brasileiro, que é da década de 40. “Lá está escrito que para uma pessoa ficar presa 10 anos tem que matar quatro! Quer dizer, é um absurdo. A pena para quem maltrata um cachorro é maior do que para quem maltrata uma criança! E como é que as polícias vão agir?! Vou levar esse assunto novamente para o Senado. O crime organizado não pode vencer essa guerra”, declarou Viana.

Kimpara defendeu a reforma do código. “A polícia do Acre é a segunda do Brasil em número de prisão, ou seja, somos uma das polícias que mais prende no país. Mas nossa legislação é dos anos 40 e a gente precisa, realmente, fazer mudanças nela. Inclusive estaremos, posteriormente, fazendo algumas propostas aos nossos parlamentares que precisam nos ajudar, pois a legislação hoje beneficia o criminoso".

Um problema de todos

Jorge Viana ainda ressaltou, durante a conversa, a importância de se compreender a real dimensão do problema e a necessidade da participação de todos na construção da cultura da paz. “Eu acho que enfrentar o crime e a violência é uma responsabilidade de todo mundo. Da sociedade também, que está embrutecida. Há um descrédito nas instituições e isso leva a mais violência. Estive reunido com o governador Tião Viana e ele me garantiu que vai trabalhar com isso. E usar da inteligência das polícias para identificar e capturar os líderes dessas facções, que estejam circulando no nosso estado. É uma coisa que com bom planejamento e todo mundo sendo parte da solução, a gente pode vencer”.

img310118

 

Mais Notícias

Jorge Viana pede ajuda à Defesa Civil Nacional para famílias atingidas pelas chuvas Parlamentar tamb

O senador Jorge Viana esteve reunido com o prefeito Marcus Alexandre e equipe da prefeitura nesta qu...

Fruto de emenda parlamentar de Jorge Viana, Academia de Saúde é inaugurada no Bujari Senador destino

O senador Jorge Viana participou nesta quinta-feira (01) da inauguração da Academia de Saúde do Bu...

Jorge Viana e novo Comandante da PM falam de ação coordenada para combate à violência

Em reunião com novo Comandante-Geral da Polícia Militar do Acre, senador compartilhou ideias para aj...

No Brasil, uma democracia em declínio

  Os escândalos, misturando casos de dinheiro sujos e negociações no porão, se sucederam no po...

Jorge Viana: “Os políticos precisam oferecer às pessoas o que têm de melhor e não de pior”

O senador Jorge Viana (PT) esteve na manhã desta sexta, 19, conversando com o jornalista Washington ...

Um encontro para pensar Rio Branco e o Acre

Dando sequência a uma séria de conversas e visitas que tem feito durante o recesso parlamentar, o se...

Movimentos sociais anunciaram que estarão em Porto Alegre durante o julgamento do ex-presidente Lula

Diversos movimentos sociais anunciaram que estarão em Porto Alegre durante o julgamento do ex-presid...

Jorge Viana rechaça pressão pelo fim da neutralidade na internet

Relator da política de banda larga, senador alerta que mudança adotada pelos Estados Unidos vai prej...

Jorge Viana quer voos extras para o Acre

Da tribuna do Senado, parlamentar pede às empresas aéreas que destinem mais passagens e linhas aérea...

Jorge Viana terá Nazareth Araújo como primeira suplente na candidatura para o Senado

Durante o lançamento da chapa majoritária da Frente Popular do Acre realizado no auditório da Biblio...